Seguindo com a nossa linha de pensamento sobre um dos processos mais complexos dentro do futebol, a formação do goleiro foge a estereótipos e ao mesmo tempo deve seguir linhas de raciocínio baseado em estudos e ciência focar em necessidades individuais ou de grupo, buscando formar melhor a criança que quer ser goleiro, e se assim não conseguir ainda o fator social deverá estar agregado, preparando o jovem goleiro para a sociedade.
Para quem não viu a primeira parte do Processo Ensino-Aprendizagem clique AQUI
Para que a criança pense e resolva os problemas como goleiro a função do seu treinador é fazer com que isso aconteça, começando pelas condutas motoras. Novamente o Ensino-Aprendizado tem a sua importância para domínio dos conhecimentos. habilidades e hábitos passados sejam retidos de boa maneira.
"Ensino" deve organizar-se de maneira que facilite a apropriação do conhecimento "o aprendizado".
Dentro da particularidade da conduta motora ensinada para o goleiro destacamos:
Processos de ensino técnicos próprios da posição;
Processo de ensino do pensamento sobre o jogo e da posição, tática.
Por fim na particularidade da aprendizagem motora, os goleiros não só devem assimilar a mensagem passada pelo treinador como transformá-la em movimento.
Dentro de todo esse processo também existe as funções que o treinador de goleiros deve exercer para que aconteça de maneira natural e organizada
Capacitação: saber o que ensinar e quando apresentar objetivos claros e concretos
Conhecer e utilizar ferramentas de comunicação, entender o contexto que está inserido. Conhecer e dominar e combinar diferentes estilos de ensino, criar os próprios.
Condução: interação com o goleiro guiando em função de sua capacidade de aprender.
Criação: tarefas de acordo com estilo de ensino utilizado atividades e exercícios de acordo com o objetivo pretendido e características d aula ou goleiros.
Valdir Bardi Treinador de Goleiros
Referências: Atfa -Licença B Treinamento de goleiros - Apostila Didática da aula 1.
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