Perfis da Copa: conheça os goleiros do Brasil
- Caio
- 16 de mai. de 2018
- 3 min de leitura
Atualizado: 20 de mai. de 2020
Tite não causou surpresas no setor que já foi ocupado em copas passadas por nomes como Gilmar, Félix e Taffarel. Titular absoluto, Alisson é um dos nomes certos no time titular.
Para compor o trio, o técnico da seleção chamou ainda Cássio, do Corinthians, um dos poucos que jogam no Brasil, e Ederson, do Manchester City.
Alisson: Segue um caminho parecido do tetracampeão mundial Taffarel, que também tem origem no Internacional. E foi o mesmo Taffarel que, hoje parte da comissão técnica de Tite, se encantou com o talento de Alisson. Natural de Novo Hamburgo (RS), o goleiro foi convocado pela primeira vez em 2015 e rapidamente assumiu a titularidade. Presença carimbada na maioria das convocações de Tite, Alisson chega à Copa depois de sua melhor temporada pela Roma, da Itália. Dono da posição na equipe, o goleiro foi um dos pilares do time que foi até a semifinal da Liga dos Campeões da Europa.
FICHA TÉCNICA: Nome completo: Alisson Ramses Becker Data de nascimento: 02/10/1992
Local de Nascimento: Novo Hamburgo (RS)
Clube: Associazione Sportiva Roma (ITA)
Estreia na Seleção: 05/09/2015 – Brasil 1×0 Costa Rica. Minutos em campo pela Seleção: 2.115
Convocações: 28 Jogos: 24
Primeiro gol sofrido: Brasil 3×1 Venezuela
Eliminatórias Gols sofridos: 11
Ederson: Com 14 convocações no currículo, Ederson fez sua estreia com a Amarelinha em outubro de 2017. O palco foi a partida entre Brasil e Chile, na despedida da Seleção das Eliminatórias para a Copa da Rússia. E o início da história do goleiro na meta brasileira não poderia ser melhor: um sonoro 3 a 0 sobre os chilenos, sem ser vazado. Natural de Osasco (SP), Ederson seguiu jovem para o futebol europeu. Aos 15 anos, chegou ao Benfica (POR). Seu desempenho impressionante e ascensão meteórica chamaram a atenção do técnico Pep Guardiola, que o levou para o Manchester City (ING). Encantado com sua segurança no gol e exímia categoria com os pés, o treinador espanhol logo deu a vaga de titular dos “Cityzens” a Ederson.
FICHA TÉCNICA: Nome completo: Ederson Santana de Moraes
Data de nascimento: 17/08/1993
Local de Nascimento: Osasco (SP)
Clube: Manchester City Football Club (ING)
Estreia na Seleção: 10/10/2017 – Brasil 3×0 Chile – Eliminatórias. Minutos em campo pela Seleção: 90
Convocações: 14 Jogos: 1
Cassio: A história de Cássio com a amarelinha começou cedo. Quando ainda atuava nas divisões de base do Grêmio, clube que o revelou, o goleiro foi convocado para a Seleção Sub-20 para o Campeonato Sul-Americano da categoria, em 2007. Chamado para ser terceira opção, Cássio teve oportunidade de assumir a titularidade e não largou mais. Resultado: título continental conquistado. Estreou pelo Corinthians em 2012 e, desde então, vem atuando em alto nível. Em seu primeiro ano com a camisa alvinegra, conquistou a Copa Libertadores e o Mundial de Clubes, títulos mais importantes da história da equipe e escreveu seu nome nas páginas do clube. Ao todo, são oito títulos, incluindo os de campeão brasileiro de 2017 e o do campeonato paulista deste ano, quando defendeu duas cobranças na disputa de pênaltis diante do Palmeiras. Até agora, Cássio já teve 14 convocações para a Seleção Principal. A primeira partida como titular foi em 2017, na vitória por 3 a 1 do Brasil diante do Japão.
FICHA TÉCNICA: Nome completo: Cássio Ramos
Data de nascimento: 06/06/1987
Local de Nascimento: Veranópolis (RS)
Clube: Sport Club Corinthians Paulista (BRA)
Estreia na Seleção: 10/11/2017 – Brasil 3×1 Japão – Amistoso. Minutos em campo pela Seleção: 45
Convocações: 14 Jogos: 1
Primeiro gol sofrido: Brasil 3×1 Japão – Amistoso. Gols sofridos: 1
Comments