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Do Treino ao Jogo Por: Matheus Czarny

Foto do escritor: Bardi ValdirBardi Valdir

Desenvolvendo e potencizando comportamentos


Introdução:


Este texto não tem como objetivo enaltecer ou criticar qualquer metodologia específica, pois acredita-se que todas são importantes para o aprendizado amplo das crianças. Tampouco se trata de uma receita pronta, mas sim de uma maneira de enxergar o treinamento de goleiros.


Independentemente do estudo ou preparação do treinador e atletas, o futebol é um esporte multifatorial. Sendo assim, uma partida de futebol traz momentos imprevisíveis, o que o torna o esporte mais popular e apaixonante do mundo. Por isso, não podemos abordar apenas momentos lineares.


Dado que existem inúmeras formas de estruturar uma sessão de treinamento, nós, treinadores, não podemos negligenciar elementos essenciais que nos ajudam a lidar com essa imprevisibilidade. Dentre eles, destacamos: intenção, tomada de decisão, percepção, antecipação, ação, reação e continuidade. Esses aspectos, quando trabalhados em conjunto, potencializam o desempenho dos jogadores, especialmente dos goleiros.




1.⁠ ⁠Intenção:


"Aquilo que se pretende fazer; propósito, plano, ideia."


De maneira objetiva, a intenção é um comportamento deliberado e propositivo que visa harmonizar o coletivo com os objetivos do jogo.


2.⁠ ⁠Percepção e Ação:


2.1. Definições


Percepção: "Faculdade de apreender por meio dos sentidos ou da mente."


Ação: "Evidência de uma força, de um agente."



A percepção e a ação não podem ser entendidas como processos separados, nem como independentes do ambiente em que o organismo vive. Esses aspectos influenciam diretamente a capacidade do goleiro de antecipar jogadas e reagir de forma eficiente.


2.2. Tipos de Percepção:


Percepção de objetos e instrumentos


Seja rastrear bola, ou as particularidades de cada ambiente, como uma área danificada, tipo de grama, clima.

Por fim, a imprevisibilidade traz adaptações, as quais fogem da mecanização do treinamento, o improviso potencializa habilidades.


Percepção Espacial


Auxilia a criança a compreender o contexto em que está inserida.


Facilita a vivência no espaço e amplia sua visão sobre ele.


Os ambientes devem proporcionar liberdade de movimentos, segurança e socialização.


A organização dos espaços é essencial para o desenvolvimento integral da criança.



Percepção temporal


Favorece a construção da noção de tempo e simultaneidade de acontecimentos.


Ajuda a distinguir a sequência de eventos (antes, durante, depois).


Percepção cinética-corporal


Goleiros rastream os movimentos dos adversários ou companheiros


Todos esses conceitos nos ajudam a entender que não nos podemos nos prender naquele velho e ultrapassado conceito de apenas olhar a bola.


A percepção bem desenvolvida traz a habilidade de antecipação, que permite prever os movimentos do adversário e se posicionar melhor no espaço e no tempo.


2.3. Reação:


A reação é a capacidade de perceber, interpretar e responder a estímulos visuais ou auditivos. Embora seja possível abordar percepção e reação separadamente, trabalhá-las em conjunto faz mais sentido, pois uma depende da outra.


3.⁠ ⁠Continuidade:


"Ato de dar continuidade a algo que já foi iniciado."


No futebol e na vida, tudo tem início, meio e fim. No entanto, muitas vezes essa sequência é interrompida ou desestimulada por feedbacks instantâneos.


Por isso, é fundamental incentivar os goleiros a concluírem suas ações. Mesmo que tenham julgado um gesto técnico como inadequado ou realizado uma defesa enquanto o perigo ainda persiste, é essencial que finalizem a ação.


Além disso, deve-se estimular a mudança comportamental entre os momentos antes de ter a posse, durante a posse e após a posse da bola, promovendo a transição entre posturas defensiva e ofensiva.


4.⁠ ⁠Tomada de Decisão:


"Processo de escolher uma opção entre várias, com base em objetivos e informações disponíveis."


No futebol, há um arsenal de possibilidades dentro de cada momento do jogo, sem que haja necessariamente uma única opção correta.


Esse conceito está diretamente à quantidade de informações coletadas pelo goleiro. E para potencializa-la todo processo perceptivo é fundamental.


Conclusão:


E claro, o grande desafio Da intenção à tomada de decisão


Introdução


Este texto não tem como objetivo enaltecer ou criticar qualquer metodologia específica, pois acredita-se que todas são importantes para o aprendizado amplo das crianças. Tampouco se trata de uma receita pronta, mas sim de uma maneira de enxergar o treinamento de goleiros.


Independentemente do estudo ou preparação do treinador e atletas, o futebol é um esporte multifatorial. Sendo assim, uma partida de futebol traz momentos imprevisíveis, o que o torna o esporte mais popular e apaixonante do mundo. Por isso, não podemos abordar apenas momentos lineares.


Dado que existem inúmeras formas de estruturar uma sessão de treinamento, nós, treinadores, não podemos negligenciar elementos essenciais que nos ajudam a lidar com essa imprevisibilidade. Dentre eles, destacamos: intenção, tomada de decisão, percepção, antecipação, ação, reação e continuidade. Esses aspectos, quando trabalhados em conjunto, potencializam o desempenho dos jogadores, especialmente dos goleiros.


1.⁠ ⁠Intenção:


"Aquilo que se pretende fazer; propósito, plano, ideia."


De maneira objetiva, a intenção é um comportamento deliberado e propositivo que visa harmonizar o coletivo com os objetivos do jogo.


2.⁠ ⁠Percepção e Ação


2.1. Definições


Percepção: "Faculdade de apreender por meio dos sentidos ou da mente."


Ação: "Evidência de uma força, de um agente."



A percepção e a ação não podem ser entendidas como processos separados, nem como independentes do ambiente em que o organismo vive. Esses aspectos influenciam diretamente a capacidade do goleiro de antecipar jogadas e reagir de forma eficiente.


2.2. Tipos de Percepção:


Percepção de objetos e instrumentos


Seja rastrear bola, ou as particularidades de cada ambiente, como uma área danificada, tipo de grama, clima.

Por fim, a imprevisibilidade traz adaptações, as quais fogem da mecanização do treinamento, o improviso potencializa habilidades.


Percepção Espacial


Auxilia a criança a compreender o contexto em que está inserida.


Facilita a vivência no espaço e amplia sua visão sobre ele.


Os ambientes devem proporcionar liberdade de movimentos, segurança e socialização. O goleiro age de acordo com as restrições que o ambiente o mostra, assim, bolas não anunciadas exercem um papel fundamental.


A organização dos espaços é essencial para o desenvolvimento integral da criança.



Percepção temporal


Favorece a construção da noção de tempo e simultaneidade de acontecimentos.


Ajuda a distinguir a sequência de eventos (antes, durante, depois).


Percepção cinética-corporal


Goleiros rastream os movimentos dos adversários ou companheiros


Todos esses conceitos nos ajudam a entender que não podemos nos prender naquele velho e ultrapassado conceito de apenas olhar a bola.


A percepção bem desenvolvida traz a habilidade de antecipação, que permite prever os movimentos do adversário e se posicionar melhor no espaço e no tempo.


2.3. Reação:


A reação é a capacidade de perceber, interpretar e responder a estímulos visuais ou auditivos. Embora seja possível abordar percepção e reação separadamente, trabalhá-las em conjunto faz mais sentido, pois uma depende da outra.t


3.⁠ ⁠Continuidade


"Ato de dar continuidade a algo que já foi iniciado."


No futebol e na vida, tudo tem início, meio e fim. No entanto, muitas vezes essa sequência é interrompida ou desestimulada por feedbacks instantâneos.


Por isso, é fundamental incentivar os goleiros a concluírem suas ações. Mesmo que tenham julgado um gesto técnico como inadequado ou realizado uma defesa enquanto o perigo ainda persiste, é essencial que finalizem a ação.


Além disso, deve-se estimular a mudança comportamental entre os momentos antes de ter a posse, durante a posse e após a posse da bola, promovendo a transição entre posturas defensiva e ofensiva.


4.⁠ ⁠Tomada de Decisão:


"Processo de escolher uma opção entre várias, com base em objetivos e informações disponíveis."


No futebol, há um arsenal de possibilidades dentro de cada momento do jogo, sem que haja necessariamente uma única opção correta.


Esse conceito está diretamente à quantidade de informações coletadas pelo goleiro. E para potencializa-la todo processo perceptivo é fundamental.


Conclusão:


E claro, o grande desafio não é apenas entender a teoria, mas sim integrar todos esses comportamentos dentro de uma sessão prática eficaz.


A criação de ambientes representativos e contextualizados com o jogo é a chave para desenvolver essas habilidades nos goleiros. Como treinadores, devemos lembrar que somos coadjuvantes nesse processo. Os verdadeiros protagonistas são os goleiros.



Credits: Youtube.

Referências:


Frade, M. (2004). Periodização Tática:


Gibson, J. J. (1979).


Brito e Maças ( 1998 )


Mahlo (1969 )


Araújo, D., & Davids, K. (2011).


Matos, D., & Greco, P. J. (2010).

 
 
 

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