top of page

Como Avaliar Um Bom Treino?

Foto do escritor: Bardi ValdirBardi Valdir

Primeiro de tudo, não é pelo número de likes, nas mídias sociais que nos mostra o quão bom e eficiente é o trabalho. Pelo contrário, a falta de conhecimento geral, aliado a alta intensidade dos trabalhos feitos com goleiros, maquiam bem a falta de conhecimento e pré-julgamento de um trabalho. Não que o treino não tenha que ter isso, mas é que, é muito mais que isso.


Para conhecimento de todos levantamos os pormenores a se julgar, numa política que já é vista no voa goleiro treinamento no Instagram e achamos pertinente ser o ideal devido às variantes e necessidades do treino.


Contexto: conhecer o nível (iniciante, amador, profissional) e a idade do seu goleiro ajudam na criação do treino, notem que classificamos, nível e idades de maneira separadas, já que nível e a idade são distintos e merecem tal discernimento.


Ainda sobre o contexto, entender a cultura de onde se trabalha ajuda na comunicação e interação com o nosso entorno. Falei do assunto com mais afinco em nossa Master Classe Voa Goleiro, e deixo a indicação para aqueles que buscam trabalhar fora do Brasil, acesse aqui:



Individualidade: cada indivíduo é um ser único, sendo assim, temos de saber os seus pontos fortes para manter-se forte e os fracos para se melhorar. Criarmos os espaços de melhoramento para cada atleta faz parte da organização desse trabalho.


Como guia desse mapeamento, indicamos seguir os pilares de alta performance do atleta, se não os conhece indicamos o vídeo:


Canal no YouTube: Bardi GK Coach

As vertentes do treinamento de goleiros:

A paixão de ser goleiros com a crescente demanda de ídolos, como Taffarel, Dida e Marcos nos 90 a 2000 deram orgulho a esses apaixonados pela posição, saindo do fanatismo para viver essa paixão. O aparecimento das escolas de goleiros e treinamentos individuais aumentaram o nível para que muitos pudessem vivenciar de alguma maneira esse sonho.


A chegada da mídia social impulsionaram esses “desconhecidos” a terem voz a respeito, mas cuidado, nem sempre o que se vende por aqueles que amam o esporte são ideais para nós!


Voltando as nossas vertentes do treinamento, destacamos os treinos individuais para aqueles apaixonados que preferem um bom treinamento de goleiros voltando para as questões físicas e técnicas. Criando-se uma modalidade a parte dentro do futebol.


Os treinamentos de alto rendimento: onde o goleiro faz parte de todo um contexto e não deve ser posto a parte do mesmo. Para isso entender os momentos da temporada, cuidando de cargas de treino, mas na totalidade e não de maneira fracionada ou somente focando em técnica e tácticas.


Pormenores do jogo: os princípios, de jogo do treinador/clube denominam funções específicas, o treinador de goleiro deve discutir com treinador principal e auxiliares as demandas e estimulá-las no contexto relativo do jogo, podendo ser com menos referência do mesmo em grupo menor (só com os goleiros), ou de maneira global(integrada ao grupo), sendo o segundo mais recomendado, pelas necessidades de interações que pede o jogo.


Esses pormenores influenciam no perfil do goleiro das equipes, se for uma equipe que jogue mais reativo, logo o goleiro precisará ser estimulado perante essas funções, citamos aqui, maior proteção de meta, menor de espaços, mais velocidade de reação. Já goleiros que joguem em times proativos, estimular a proteção de espaços já é mais necessário, também a proteção da baliza e o jogo com os pés.


Destacamos por último a fase de reabilitação onde o goleiro vem de lesão, mas já consegue de alguma maneira receber estímulos, físico, técnicos e cognitivos, pensando numa volta para o campo.


Dentre todos esses pormenores citados acima, definimos um bom treino aquele que correspondem com a individualidade do atleta, respeitam o modelo de jogo imposto pelo treinador e apoiam de maneira saudável o atleta, goleiro, nesse caso. Nem sempre precisando ser intenso, trabalhando, mas não focando na sua totalidade em ações físicas e técnicas, e sim, de uma maneira global, o físico, técnico, tático e mental dentro das necessidades individuais e coletivas da sua equipe.


Valdir Bardi Treinador de goleiros Licença "B"AFC.


Comments


bottom of page